quinta-feira, novembro 09, 2006

A VIDA

Sim eu não vou chamar a este post, o aborto apesar de ser esse o tema deste. O que está em questão aqui não é se está bem em se fazer, ou se está mal, é tudo uma questão de valores e acima de tudo do valor da vida humana.
Sinto que estamos a caminhar em direcção ao abismo, em muitos aspectos mas este será talvez o mais gritante, muita gente diz agora que sim que o aborto, é algo necessário que deveria ser permitido. E falam disto como que se de um comprimido se tratasse, como se estivéssemos a falar de ir cortar o cabelo, ou até mesmo de fumar um cigarro.
Estamos a falar de uma vida, muitos dizem que a criança (feto) que só deve ser reconhecida como ser que merece viver a partir de 3 ou 4 meses, será que realmente isto faz algum sentido, não será um ser com direito à vida quer tenha 1 segundo ou 9 meses. Não faz sentido se dizer que a diferença está no tamanho, porque os órgão já existem numa criança com horas de vida, apenas estão programados nos cromossomas e não são visíveis, assassinar uma criança com 1 segundo de VIDA ou com 9 meses de VIDA não tem qualquer diferença a não ser no tamanho.
Temos de saber assumir as responsabilidades do que fazemos, cada vez queremos mais uma sociedade de facilitismos, porque somos cobardes egocêntricos e não queremos assumir responsabilidades, quem somos nós para decidir o que deve viver e o que deve morrer, perguntem a uns pais que não podem ter filhos o valor da vida de um filho, ou a uns país que acabam de perder o seu filho muito amado, ou ainda a uns pais que vêm o seu filho recuperar de uma deficiência que ninguém dizia ser possível recuperar.
Será que não aprendemos com a natureza que nos rodeia, na simplicidade de lutar pela vida, na natureza, um animal está disposto a morrer para proteger o seu rebento de vida, nós ao invés queremos é matar esse rebento, para podermos continuar a fazer o que nos apetece, para continuarmos a ter uma vida facilitada, para podermos fazer as asneiras que queremos, porque sabemos que existe sempre uma “borracha” no fim da linha.

O aborto não deve ser um método para atingir um fim, mas é o princípio do fim desta sociedade de valores.


5 Comments:

At 4:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ainda hoje falei disso! Há várias opiniões e acredita que este é um temas que dá muita discussão...
A minha posição acerca deste tema, é não ter opinião mesmo, pois não estou de um lado, nem do outro. Acho simplesmente, que todo o ser tem direito à vida!
Mas será que todo o ser tem direito a sofrer???
Estou a falar,mais precisamente, de um ser que nasça diferente, um ser que tenha uma defeciencia... Claro que me podes dizer que Beethoven era surdo e compôs grandes musicas, mas tu estás a falar de uma pessoa que já ouvira em tempos.
E a violação? Será que uma pessoa quando é violada e engravida é obrigada a ter esse filho? E se ainda for nova? Pode ter 13 anos, mas é obrigada na memsa? A lei assim o diz, portanto ela tem de ter o filho. E como 95% das mulheres que, com 13anos, engravidam e têm o bebe, morrem, ela tem que morrer... Não,está incorrecto! Ninguém merece a morte! Claro que um feto também não. E eu sou contra o aborto. Mas em certos casos devia ser despenalizado.
A sociedade evoluí... Mas certas coisas continuam iguais, portanto, continuam retrógadas!
Mesmo sendo ou não contra o aborto,eu acho que, em certos casos devia ser despenalizado!
Pondo as coisas de outra forma... Se fosses uma criança, prefirias ter uma família feliz, ou ser uma criança à espera de adopção? Uma criança dessas quase não recebe amor... E tu não vives sem amor!
Pois é!
Agora pergunto-me... Será que é mesmo mau abortar?? O oborto não tem que ser uma coisa negativa, pode ser positiva quando é para o bem de outras pessoas, nomeadamente a vida de uma mulher, ou jovem!
Sinceramente, é por esses motivos que prefiro não ter opinião, nem discutir. Mas quando me perguntam a opinião, tento ficar imparcial, de modo a defender o que acho correcto!
Não podemos ser tão radicais, temos que interpretar cada caso, como ele é, pois cada caso é um caso e a generalidade nem sempre está correcta!
=) Bjinhos muito grandes! ;)

 
At 12:46 da manhã, Blogger Cuca said...

Acho que é importante saber que a lei prevê 3 situações em que se pode realizar o aborto de forma legal: casos de violação, casos de extrema pobreza e faltas de condições e situações que ponham em risco a vida da mãe e/ou do feto.
Na minha opinião mais importante do que "remediar" é prevenir... e não me venham dizer que há falta de informação e que os acidentes acontecem, porque os preservativos são gratuitos assim como a pilula! Quem não tem responsabilidade para ter relações sexuais que não as tenha, assim ninguém tem de tomar decisões drásticas de cometer ou não o aborto. Gostei muito deste post, acho que realmente quem comete aborto devia conversar, ainda que por 15 mins, com uma mulher infertil, com uma mãe de uma pessoa portadora de deficiência, ou com uma mãe que perdeu um filho(a). Por isto tudo e muito mais: Sou contra o aborto, sem dúvida!

 
At 8:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ola zezito!bem vou comentar um a um visto que tens temax variados.relativamente a este tens razao a maior alegria e a vida...
bjs fc bm

 
At 1:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Deusculpem, mas como uma pessoa que AMA a DEUS não posso ficar indiferente ao post da Thinky girl!!!! O que começa por: “»”, são as palavras dela o que começa por: “-“, são as minhas palavras

»Ainda hoje falei disso! Há várias opiniões e acredita que este é um temas que dá muita discussão...A minha posição acerca deste tema, é não ter opinião mesmo, pois não estou de um lado, nem do outro. Acho simplesmente, que todo o ser tem direito à vida! Mas será que todo o ser tem direito a sofrer???


-Todo o ser tem direito ao que DEUS quer que ele tenha, DEUS tem um projecto de vida para cada ser e não nos compete a nós julgar o que DEUS tem para cada um. Quem sabe se não é o sofrimento dessa criança ou desse adulto, que ainda traz este mundo cheio de maldade em pé? Vocês já viram algum santo ser santo sem ter sofrido? Para cada corpo DEUS cria uma alma. O que acontecerá á alma que foi criada para essa criança que depois vai ser abortada?


»Estou a falar, mais precisamente, de um ser que nasça diferente, um ser que tenha uma deficiência...


-Se essa criança nasce deficiente é porque DEUS assim quer, é esse o projecto de vida que DEUS tem para essa alma e ou para os pais que acolhem esse ser. Quem sabe se essa criança não vai iniciar o processo de santificação dos pais que as vezes precisam de uma criança assim para se voltarem para DEUS.


»E a violação? Será que uma pessoa quando é violada e engravida é obrigada a ter esse filho? E se ainda for nova? Pode ter 13 anos, mas é obrigada na mesma? A lei assim o diz, portanto ela tem de ter o filho. E como 95% das mulheres que, com 13anos, engravidam e têm o bebe, morrem, ela tem que morrer...


-Bem, morrer ou viver só a DEUS compete dizer, quem somos nós comuns e simples mortais para tomarmos o papel de DEUS e decidir quem vive ou quem morre, se as coisas acontecem é por alguma razão, há muitos casais que querem um filho e não o tem, ter um filho não desejado e dá-lo para adoptar é um enorme acto de AMOR, devo dizer que se não fosse um caso de violação e um enorme ACTO de AMOR associado a ele, a minha irmã hoje não teria a morar com ela uma linda menina de 12 anos. Conheço pessoas com 13 anos que engravidaram, tiveram as filhas, eram pobres filhas de pais alcoólicos, mas tiveram a coragem de assumir as suas gravidezes e hoje essas crianças são felizes em conjunto com a família que essas mães mais tarde formaram.


»Não, está incorrecto! Ninguém merece a morte! Claro que um feto também não. E eu sou contra o aborto. Mas em certos casos devia ser despenalizado.A sociedade evolui...Mas certas coisas continuam iguais, portanto, continuam retrógradas!


-Não creio que continuar a respeitar os Mandamentos (5º mandamento Só Deus é dono da vida humana. Os homens devem respeitá-la. Matar voluntariamente um ser humano inocente é pecado, quer seja por homicídio, suicídio, eutanásia, violência, guerra injusta ou aborto, ainda que o cadáver seja muito pequeno.) da Lei de DEUS seja chamar retrógradas às pessoas ou às leis



»Mesmo sendo ou não contra o aborto, eu acho que, em certos casos devia ser despenalizado! Pondo as coisas de outra forma... Se fosses uma criança, preferias ter uma família feliz, ou ser uma criança à espera de adopção? Uma criança dessas quase não recebe amor... E tu não vives sem amor! Pois é! Agora pergunto-me... Será que é mesmo mau abortar??


-Bem se acreditamos num DEUS e se o AMAMOS, como podemos por essa questão?, Quando o nosso DEUS diz: “Não Matarás”
-Trabalhei muitos anos numa instituição com crianças deficientes e acreditem, mesmo algumas que tendo sido violadas pelos pais e não tendo muito amor em casa, elas eram felizes á maneira delas. Algumas até já formaram família e tem filhos, nunca aprenderam a ler, é certo, mas governam perfeitamente a vida delas e com o apoio da instituição onde andaram educam os seus filhos e esses filhos são perfeitamente normais.
-O que eu acho é que hoje vivemos num mundo de puro egoísmo que só pensamos no nosso bem-estar, defende-se o aborto com a falsa convicção de que é o melhor para a criança, mais vale ser abortada do que andar a sofrer.


»O aborto não tem que ser uma coisa negativa, pode ser positiva quando é para o bem de outras pessoas, nomeadamente a vida de uma mulher, ou jovem!


-Isso, mais uma vez eu Digo é uma decisão que só ao nosso DEUS cabe, não a nós


»Sinceramente, é por esses motivos que prefiro não ter opinião, nem discutir. Mas quando me perguntam a opinião, tento ficar imparcial, de modo a defender o que acho correcto! Não podemos ser tão radicais, temos que interpretar cada caso, como ele é, pois cada caso é um caso e a generalidade nem sempre está correcta!


-Mas DEUS é Radical, São Francisco é Radical e fico com os cabelos em pé de ver uma jovem a com formação Cristã e Franciscana a defender o aborto em certos casos e a dizer são retrógradas.
-Desculpem o desabafo. Vão ver que são os meus 46 anos a pesar e se calhar estou de facto a ficar retrógrada ou então são os valores que estão a ser invertidos e eu não dei por nada.

Beijinhos

 
At 12:03 da tarde, Blogger Inês Vinagre said...

Sei que cada um tem direito a expressar a sua opinião (ainda para mais no mundo dos blogs), e acho óptimo que também tenhas a tua e sobretudo, espero que a vás expressar no dia 11 no referendo.

Também não vou deixar a minha opinião quanto à questão do aborto, porque não me parece que fosse fazer a diferença... Se eu sou a favor ou contra o aborto só iria ter impacto na minha vida pessoal ou relacional, assim como a tua opinião apenas influencia a vida com quem estejas (ainda que tu possas dizer com toda a certeza que nunca irás abortar).

Contudo, queria apenas relembrar que a questão que está sujeita a referendo nacional apenas diz respeito à penalização criminal das mulheres que já o tenham cometido, e não a questão (que nunca poderia ser referendável) de sermos a favor ou contra. Não se esqueçam, portanto, de ler e reflectir verdadeiramente sobre a questão que vai estar no papelinho, quando for o momento de escolher...!

 

Enviar um comentário

<< Home